EB de Trovela – março 2017

A Área Protegida organizou diversas atividades para comemorar a “Semana da Floresta e da Água”, tendo como principal objetivo a sensibilização para a proteção desses recursos naturais, tão presentes nesse espaço.

Imbuídos desse espírito, os alunos do Centro Educativo do Trovela, responsáveis pelo seu Espaço Ciência Divertida, deslocaram-se às Lagoas.

A visita aconteceu na tarde do dia 24 de março. Recebidos no Centro de Interpretação Ambiental pelo colaborador responsável, os participantes, alunos e professora, iniciaram uma caminhada pedagógica pelo Percurso I (Percurso da Lagoa) que, como o nome indica, circunda a Lagoa principal da Área Protegida. Com ajuda interativa foram conhecendo os vários pontos de paragem obrigatória, bem como as principais espécies de fauna e flora presentes na zona.

Para os alunos, esta foi a primeira visita às Lagoas pelo que o empenho e curiosidade excederam as expetativas. Houve oportunidade para observar algumas espécies de aves residentes, facto que lhes aumentou o interesse e serviu de tónico para novas visitas.

Terminado o percurso pedestre, visitaram o Centro de Interpretação, onde puderam contemplar as exposições aí presentes.

Como nota final, devemos sublinhar as mais valias que estas iniciativas proporcionam, nomeadamente a este escalão etário. O contacto com a realidade destes temas, tão recorrentes e atuais para a sociedade, permite uma tomada de consciência forte e enraizada por forma a defenderem com determinação tudo que a Natureza dá graciosamente, preservando e melhorando os ecossistemas, visando a sua sustentabilidade.

Técnico Responsável: Lourenço Correia

Tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta