EB da Correlhã – abril 2017

Os alunos do 4º ano inscritos no projeto Ciência Divertida abriram mais uma vez as portas do seu Espaço, desta vez, para falarem de algo sério e que requer alguma consciência ambiental: as chuvas-ácidas!

Eis uma problemática que muitos julgam só acontecer em países muito longe daqui e fenómenos que só ocorrem em filmes dramáticos. Mas desengane-se quem pensa assim! 

E para o provar, estes alunos realizaram uma experiência, em que terão de observar vários materiais, que diariamente serão regados com água (muito semelhante às características da chuva) e com vinagre (muito semelhante às características das chuvas-ácidas). Estas observações serão diárias e o resultado final poderá ser visível dentro de 10 dias. Os resultados esperados foram prontamente discutidos e, espertos e perspicazes, estes alunos conseguiram antever os resultados  (assustadores) que se esperam nos materiais regados com vinagre.

Certos ou não, o importante é que a consciência ambiental destes alunos desenvolveu-se ainda mais: cada um por si e por todos, prometeram adotar atitudes ecológicas e protetoras do ambiente, na escola, em casa, em todo o lado.

Com jovens assim acreditamos que é possível reverter o rumo dos acontecimentos!

Técnica Responsável: Filipa Velho

Tagged , , , . Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta