EB de Ponte de Lima – abril 2017

No mês de abril foi abordado um tema referente ao Corpo Humano, mais concretamente o Sistema Digestivo.

O trabalho prático da turma do 4º ano de Ponte de Lima consistiu na realização de duas experiências:

“Simulação da digestão”, com materiais e alimentos disponíveis no nosso dia a dia, tais como saco plástico, água, bolachas e sumo de limão, para observação dos efeitos do suco gástrico sobre os alimentos;

“Porque razão os alimentos se estragam”, colocando ração animal em quatro placas “petri”, umas secas e outras com água, para, depois, se observar como esta influencia o desenvolvimento dos seres vivos.

Com recurso aos novos recursos tecnológicos, nomeadamente ao “surface” e ao programa “Lifeliqe”, os alunos tiveram, ainda, oportunidade para explorar as imagens dos diversos órgãos digestivos ao pormenor: dentes, esófago, estômago e intestinos, duodeno, pâncreas, ficando a conhecer melhor as funções por cada um deles.

Falou-se, também, da alimentação saudável, com recurso à roda dos alimentos existente na Sala do Ciência Divertida e da importância da Dieta Mediterrânea.

Esta foi a última sessão do presente ano letivo e também a última desta turma que, por ser do 4º ano é finalista na EB de Ponte de Lima.

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos deseja a todos estes jovens cientistas um brilhante futuro!

Técnica Responsável: Adélia Lima Araújo

Tagged , , , . Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta